segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tropeçando nas Palavras III


Mais algumas palavras para discernir.

  • Viagem ou viajem? - Viagem é a ortografia correta quando você quer dizer que vai viajar. Ou seja "No período de 10 a 15 de dezembro vou estar em viagem de trabalho. Já a segunda ortografia só está certa quando queremos conjugar o verbo "viajar" no Presente do Subjuntivo ou no Imperativo, como por exemplo "É natural que eles viajem".

  • Desmitificar ou desmistificar? - são significados parecidos portanto, atenção: o primeiro é usado quando se deseja desfazer um mito, isto é, tornar o que é especial ou diferente em algo comum. Daí, seria correto afirmar que "é difícil desmitificar Pelé" - já que ele é um mito do futebol. Já a segunda grafia é utilizada quando existe uma mistificação em torno de algo, ou seja "ato ou efeito de iludir, de enganar, de induzir ao erro", conforme nos ensina o Professor Domício Proença Filho em seu "Por Dentro das Palavras de Nossa Língua Portuguesa". Desta forma é certo escrever que "Não aconteceu um milagre após as tentativas do pastor e portanto, ele foi desmistificado".

  • Senso ou censo? - o primeiro tem a ver com juízo, razão, sentido ou seja, com algo que é ponderado. É correto dizer que "O bom senso imperou ao final da reunião". Já o segundo tem a ver com o ato de se contar as pessoas, com o recenseamento que é feito vez por outra em uma região ou país. Ou seja: "O censo revelou que já somos milhares morando nesta província".

Nenhum comentário:

Postar um comentário