Questões Comentadas


Aqui teremos uma série de questões comentadas com explicações adequadas para o gabarito de cada uma delas. Em havendo dúvidas sobre alguma delas, entre em contato conosco por e-mail.




Questão comentada sobre morfossintática da partícula “SE”
Questão comentada sobre ortografia
Questão comentada sobre verbos
Questão comentada sobre coesão e coerência
Questão comentada sobre coesão e coerência II
Questão comentada sobre coesão e coerência III
Questão comentada sobre o pronome "SE"
Questão comentada sobre predicado e verbo
Questão comentada sobre concordância verbal
Questão comentada sobre regência verbal e nominal
Questão comentada sobre complemento nominal X adjunto adnominal 
Questão comentada sobre Orações Reduzidas
Questão comentada sobre processo de formação das palavras
Questão comentada sobre funções sintáticas de pronome


1ª - Questão comentada sobre morfossintática da partícula “SE”
(Esaf-TFC-TCU) A classificação da palavra “se” está correta em:
a) Passavam-se os meses, e nenhuma notícia chegava. (parte integrante do verbo)
b) Venha à festa se estiver disposta. (conjunção subordinada integrante)
c) Quero perguntar-lhe se você está satisfeita. (conjunção subordinada condicional)
d) Com o susto, deixou-se cair no sofá. (partícula de realce)
e) Compraram-se bonecas de louça. (partícula apassivadora)


Gabarito: opção “E”

Comentários:
Na opção “a” a classificação correta é partícula apassivadora, pois verbo transitivo direto, e assim usado na oração, mais a partícula se, o termo que pode ser confundido com o objeto direto, não o é, será sujeito paciente com o qual o verbo concorda, portanto leia-se assim frase acima: "meses eram passados, e nenhuma notícia chegava";

Na opção “b“ a palavra se desempenha sim a função de conjunção, mas não de conjunção integrante e sim de conjunção condicional, podendo nesse caso ser substituída por “caso” e teríamos: "venha à festa caso você esteja disposta";

Na opção “c” a palavra se é classificada como conjunção integrante, aquela que introduz orações subordinadas substantivas. Para que identifiquemos um “se” integrante, basta que substituamos tudo que ele introduzir pelo pronome neutro demonstrativo e estabeleçamos a relação que esse pronome estabelece com a oração anterior e teremos a classificação sintática da oração introduzida pelo que o se integrante. Assim em: "Quero lhe perguntar se você está satisfeita" – teríamos: "Quero-lhe perguntar isso";
O VERBO PERGUNTAR É TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO E ASSIM USADO NO PERÍODO;
O PRONOME ISSO DESEMPENHARIA A FUNÇÃO DE COMPLEMENTO DIRETO DO VERBO;
Logo, a oração "Se você está satisfeita", corresponde ao complemento direto da primeira oração "Quero lhe perguntar", e é classificada de oração subordinada substantiva objetiva direta;

Na opção “d” a palavra se deverá ser classificada como pronome reflexivo e desempenha a função de sujeito da oração cujo verbo se apresenta no infinitivo. Assim, o período: "Com o susto, deixou-se cair no sofá", o que temos são duas orações, a primeira constituída pelo verbo causativo "deixar" (verbos causativos e sensitivos tais como: mandar, deixar, fazer, sentir etc. não formam locuções verbais), e as partículas pronominais serão sujeito da oração reduzida de infinitivo. Exemplo: "Mandaram-nos sair = Mandaram que nós saíssemos";

Na opção “e” a palavra se apresenta a classificação correta conforme explicação da opção “a”








2ª - Questão comentada sobre ortografia
Questão de Prova Nível Superior - Banca: FGV

"No texto II, grafou-se corretamente o vocábulo 'enxugando'. Assinale a alternativa em que todas as palavras tenham sido grafadas corretamente".
a) degladiar  - obsessão - abscesso - pan-africano
b) desinteria - análise - através - extra-oficial
c) pichar - necessidade - consciência - obsecado
d) chuchu - jeito - pretensão - suboficial
e) berinjela - exceção - cacetete - hipersensibilidade

Gabarito: opção "d"

Origem: Dicionário Houaiss

Comentários:
Listamos abaixo algumas palavras que apresentam dificuldades ortográficas e que costumam aparecer em concursos:

1 - Abscesso e não abcesso - acumulação de pus numa cavidade formada acidentalmente nos tecidos orgânicos, ou mesmo em órgão cavitário, em consequência de inflamação.

2 - Pan-africano e não panafricano - adjetivo referente a todos os países da África.

3 - Disenteria e não desinteria - síndrome infecciosa caracterizada pela eliminação de matéria fecal com muco e sangue acompanhada de cólica intestinal.

4 - Extraoficial e não extra-oficial - adjetivo de dois gêneros:
a) Que não provém de autoridade oficialmente reconhecida
b) Que não pertence ou é estranho aos negócios públicos

5 - Pichar e não pixar - uso informal: falar mal de; maldizer.
Exemplo: "A crítica pichou muito o filme do rapaz";"gostava muito de pichar".
Uso formal: verbo transitivo direto - aplicar ou colocar piche em. Exemplo: "Pichou o piso para criar uma camada impermeabilizante".

6 - Hipersensiblidade e não hiper-sensibilidade - Substantivo feminino, significando:
a) sensibilidade excessiva
b) Rubrica: Imunologia - reação imunitária excessiva a um antígeno
c) Rubrica: patologia. Aumento anormal da sensibilidade a qualquer tipo de estímulo

7 - Digladiar e não degladiar - verbo intransitivo e pronominal, significando:
a) bater-se à espada (gládio), corpo a corpo; esgrimir
Ex.: os soldados digladiavam (-se) ferozmente
b) combater, lutar; argumentar ou discutir calorosamente
Ex.: no congresso, digladiavam (-se) situacionistas e oposicionistas
Palavra originária de gládio (de origem latina) - espada de dois gumes

8 - Obcecado e não obsecado - adjetivo, significando:
a) que se obcecou; cego
b) que está com a razão obscurecida
c) insistente no erro
d) que é irracionalmente inflexível; obstinado, teimoso

9 - Suboficial - substantivo masculino, significando:
a) Rubrica: termo militar - na Aeronáutica e na Marinha, graduação que corresponde à de subtenente no Exército
b) Derivação: por metonímia militar que detém essa graduação
c) oficial subalterno (diz-se esp. com relação a exércitos estrangeiros)

10 - Jeito e não geito - substantivo masculino, significando:
a) forma particular; maneira, modo
b) aparência externa de (alguém ou algo); feitio, aspecto
Ex.: o jeito dos ombros
c) maneira de ser, de atuar, de apresentar-se; caráter, índole
Ex.: não ligue para o seu jeito secarrão
d) disposição natural; aptidão, pendor, propensão
Ex.: o menino possui jeito para a dança.
e) capacidade especial; arte, destreza, habilidade
Ex.: tudo o que faz é com muito jeito.
f) torcedura em músculo ou tendão, devida a movimento em falso; torção
Ex.: deu um jeito no braço.
g) Regionalismo: Brasil. Uso: informal - arranjo, arrumação, emenda, solução, remédio
Ex.: essa criança não tem jeito

Observação: Secarrão - adjetivo e substantivo masculino - diz-se de ou indivíduo muito seco, muito severo, de poucas palavras, que não expressa carinho, ternura, compreensão

11 - Berinjela - substantivo feminino, significando:
a) Rubrica: angiospermas - planta (Solanum melongena) da família das solanáceas, de flores violáceas e grandes bagas roxas, quase pretas; beringela-roxa, negiló [Originária da Índia, é esp. cultivada por seus frutos, ricos em iodo e muito us. na alimentação humana, e que diferem no tamanho, forma e cor, segundo as inúmeras variedades.]
b) m.q. fruta-de-lobo (Solanum lycocarpum)
c) m.q. jurubeba-do-pará (Solanum mammosum)
d) o fruto dessas plantas

Etimologia: encontra-se o registro dessa palavra com g desde a sua entrada na língua portuguesa; no entanto, a partir do século XX, constata-se que alguns vocabulários ortográficos e dicionários passam a consignar a grafia com j; tal opção é usual no Brasil, ao passo que em Portugal emprega-se somente a grafia beringela; neste dicionário preferiu-se a forma berinjela a berinjela, tendo em vista a origem da palavra e os seus primeiros registros na língua

12 - Cassetete - substantivo masculino, significando:
Cacete ou bastão de tamanhos variados, de madeira ou de borracha, com alça em uma das extremidades, us. ger. por policiais em situações de confronto.



3ª - Questão comentada sobre verbos
Sabe-se que a classificação de um verbo depende das relações sintáticas e de sentido estabelecidas entre ele e os outros termos da oração – fato que implica diretamente na sua classificação. Os verbos, portanto, podem se classificar como nocionais (quando indicam uma ação) e não nocionais, ou relacionais, (indicando estado). Partindo dessa premissa, indique se os verbos em destaque classificam-se como nocionais ou não nocionais:

a) Você anda tristonha ultimamente.
b) No intuito de cuidar da saúde, Pedro anda um quilômetro todos os dias.
c) Sempre quando isso ocorre, papai vira uma fera.
d) O forte vendaval virou vários objetos de valor.
e) Assim que soube da notícia, a garota caiu doente.
f) O chão está molhado, cuidado para não cair.

Gabarito e comentários

a) verbo não nocional ou relacional, isto é o verbo andar nocional classificado quanto à predicação de intransitivo, tem significado primordial modificado gerando uma função predicativa, típica dos verbos de ligação – daí a nomenclatura de relacional ou não nocional para alguns autores.

b) verbo andar - nocional e quanto à predicação é intransitivo

c) verbo virar - não nocional, portanto relacional, gerando predicativo do sujeito, desempenhado pela palavra “fera”

d) verbo nocional e quanto à predicação transitivo direto

e) verbo não nocional, portanto relacional gerando predicativo do sujeito, desempenhado pelo termo doente

f) verbo nocional e quanto à predicação é intransitivo



4ª - Questão comentada sobre coesão e coerência


"As razões do desinteresse pelas eleições, verificado neste último pleito, vão desde os impreciso limites éticos da política no Brasil até fatores mais gerais que têm a ver com a evolução da democracia de massas no mundo. Não importa se ela é majoritária ou proporcional, parlamentarista ou presidencialista, a distância social e política entre representantes e representados ficou excessiva. O diálogo entre governo e sociedade, Parlamento e sociedade quase desapareceu.
As fronteiras ideológicas embolaram, os valores das sociedades mudaram mais que os dogmas dos políticos - à esquerda e à direita - e as diferenças nas políticas econômicas de liberal conservadores e social democratas quase desapareceram."

Assinale o item que completa o texto acima com uma ideia conclusiva e coerente:

a) Tudo isso contribui para alimentar o desinteresse de muitos cidadãos pela vida partidária e eleitoral.
b) Desse modo, as crises, o desequilíbrio fiscal e a globalização também fazem decretar a participação no regime democrático como decisiva.
c) Por isso torna-se válido concluir que o regime democrático, por mais participativo e liberal que seja, está chegando aos objetivos previstos na sua origem.
d) É, portanto, um caso constitucional que se abre à opinião pública: o de rever o desgaste do nacionalismo frente aos problemas originados pela descrença popular.
e) Assim, devido às pesquisas que alertam para o perigo em que se encontra a democracia, há uma crise nas fronteiras ideológicas.

Gabarito e comentários:

Somente a opção “a” pode ser considerada conclusiva, até mesmo considerando-se os conectores explicativos, elemento de continuidade de ideia. O tema central do texto, o desinteresse pelas eleições, tendo como tese principal a distância entre governo e sociedade e a isso acresce-se a não existência de claras fronteira ideológicas não poderá ter como resposta a opção "b" que introduz novos temas: desequilíbrio fiscal e globalização; a opção "c", que recoloca distinções ideológicas já desconsideradas, a opção “d” embora conclusiva, carece de nexo lógico com o que texto apresenta. A opção "e" parece dispensar comentários, como poderemos concluir, baseados em dados sequer mencionados no texto.



5ª - Questão comentada sobre coesão e coerência II


"O respeito ao contratado - explicitamente exigido no art. 58, I, da Lei nº 8.666/93 - consubstancia-se na mantença do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, na intangibilidade do objeto e, nas alterações uni-laterais, na imposição objetiva de um limite máximo nos acréscimos e supressões."



Assinale a opção em que o enunciado represente uma sequência lógica e coesa do texto.

a) Da mesma forma como existe essa condição objetiva da dispensa de licitação, impõe-se uma condição subjetiva, relativa à natureza da instituição contratada.
b) Considerando-se que tal objeto do contrato distingue-se em natureza e dimensão, tem-se a natureza intangível, tanto nessas quanto naquelas.
c) Essa natureza do objeto não é, portanto, alcançada pela característica de mutabilidade inerente aos contratos administrativos.
d) Evidente que, nas alterações consensuais, o contratado manifesta sua vontade, podendo rejeitar acréscimos ou supressões indesejáveis, dentro das fronteiras legais.
e) Esses resguardos fazem-se necessários, na sociedade atual, visto que a produção e o consumo se realizam em grande escala.

Gabarito e comentários:

Resposta: opção “d

Na opção “b” há referência a tal objeto do contrato – como se houvesse no texto uma especificação deste e não uma referência genérica, uma vez que é impossível um contrato sem objeto.
Na opção ”c” há referência a natureza do objeto, incorrendo, assim no mesmo tipo de erro anterior.
Na opção “e” o pronome esse faz referência catafórica a resguardos que não foram mencionados.


6ª - Questão comentada sobre coesão e coerência III
Questão 46 – ESAF - Técnico da Receita federal

A era do Globalismo - Octávio Ianni

O globalismo é uma configuração histórico-social abrangente, convivendo com as mais diversas formas sociais de vida e trabalho, mas também assinalando condições e possibilidades, impasse e perspectivas, dilemas e horizontes. _________________ no âmbito do globalismo emergem ou ressurgem localismos, provincialismos, nacionalismos, regionalismos, colonialismos, imperialismos, etinicismos, racismos e fundamentalismos; ______________ se reavivam os debates, as pesquisas e as aflições sobre a identidade e a diversidade, a integração e a fragmentação. Mas o que se desenvolve e predomina, recobrindo e impregnando as mais diferentes situações, é o globalismo. A despeito de tudo o que preexiste e subsiste, em todas as suas peculiaridades, generalizam-se as relações, os processos e as estruturas que constituem o globalismo.

a) Tanto é assim que / assim como
b) A fim de que / desde que
c) Contanto que / ainda que
d) Contudo / mas não
e) Por pouco que / sempre que

Gabarito: opção "a"

Comentários

Opção "b" - a primeira opção – a fim de que - apresenta conectivo com valor de finalidade, a segunda - desde que - pode apresentar valor de condição;
Opção "c"- a primeira opção – contanto que - também apresenta valor de condição; a segunda - ainda que - de concessão;
Opção "d" - a primeira opção e a segunda apresentam o mesmo valor de oposição;
Opção "e" - a primeira opção - por pouco que - apresenta valor de proporção, a segunda - sempre que – de tempo.

Portanto a resposta correta é a letra a, pois que na primeira opção o conector - tanto é assim que - estabelece a noção de consequência entre os argumentos apresentados no segundo período do texto com o que foi dito no primeiro; já a segunda opção – assim como – estabelece uma comparação e uma proporcionalidade que apresenta pela enumeração de três elementos sobre outros três.

Obs.: o advérbio "assim", dessa locução conjuntiva, é que dá noção de proporcionalidade, fazendo com que algumas locuções conjuntivas comparativas abarquem tanto a noção de proporcionalidade mas também a de conformidade. Isso só existe na NGB – Nomenclatura Gramatical Brasileira.

Bonecas Karajá: patrimônio artístico brasileiro

7ª - Questão comentada sobre o pronome "SE"
Questão 10 da UNB/CESPE DETRAN/ES

"... Essa nova forma de ver a mobilidade deve promover o reordenamento dos espaços e das atividades urbanas, de forma a reduzir as necessidades de deslocamento motorizado e seus custos e construir espaços sociais em que se preserve, defenda e promova a qualidade do ambiente natural e os patrimônios históricos, culturais e artísticos das cidades e dos bairros antigos. (...)

Julgue se o item abaixo está CERTO ou ERRADO no que se refere às estruturas linguísticas e à organização das idéias do texto acima.
  • Na linha 10 (acima em negrito), a ideia generalizadora que o emprego do pronome “se” , na função de sujeito indeterminado, confere a “preserve”, “defenda” e “promova” justifica a flexão de singular nessas formas verbais.
Gabarito: CERTA

Comentários: Se a questão pedisse a função sintática da partícula "se", estaria errada, uma vez que se convencionou que a partícula “se” quando vinculada a verbos transitivos diretos e transitivos indiretos, assim classificados sintaticamente, isto é, apresentem os referidos complementos na oração, sua classificação é de partícula apassivadora.

Na presente questão o texto apresenta esta situação, senão vejamos: “em que se preserve, defenda, e promova a qualidade do ambiente natural...” - os três verbos são transitivos e assim usados na frase, portanto "qualidade do ambiente" ... e "os patrimônios"... seriam sujeitos pacientes, e "se", partícula apassivadora.

Portanto, prestem bastante atenção à formulação da questão, pois a banca está solicitando um entendimento semântico, não sintático nem gramatical.



9ª - Questão comentada sobre concordância verbal

Questão do TRF 4a. Região - FCC

Há plena observância das normas de concordância verbal nas frases (avaliar cada uma delas):

a) "Reconhece-se nos loucos e nos bêbados aqueles impulsos que fogem a qualquer tipo de mascaramento".

b) "Vivemos assaltados por tensões, e não são sem razão que elas se associam às máscaras de que nos valemos".

c) "Acabaram encontrando repercussões nos versos de Manuel Bandeira o desassombro literário dos loucos e dos bêbados".

d) "Na linguagem das crianças encontra-se, como na dos loucos e na dos bêbados, indícios de uma irresponsabilidade que faz inveja aos adultos".

e) "Entre os profissionais - de quem mais se exige sistemático uso de máscaras - está o responsável pelo atendimento do público".

Gabarito: 
a) "Reconhece-se nos loucos e nos bêbados aqueles impulsos que fogem a qualquer tipo de mascaramento". - o plural "aqueles impulsos" é sujeito paciente e "reconhece-se" é partícula apassivadora


b) "Vivemos assaltados por tensões, e não são sem razão que elas se associam às máscaras de que nos valemos" - O verbo "ser" deve ficar no singular, pois seu sujeito é a oração "que elas se associam".

c) "Acabaram encontrando repercussões nos versos de Manuel Bandeira o desassombro literário dos loucos e dos bêbados" - O verbo "acabar" deve ficar no singular - "acabou" - pois seu sujeito é "o desassombro literário dos loucos e dos bêbados"

d) "Na linguagem das crianças encontra-se, como na dos loucos e na dos bêbados, indícios de uma irresponsabilidade que faz inveja aos adultos" - o verbo deve ir para o plural - "encontram-se" - pois seu sujeito é "indícios"

e) "Entre os profissionais - de quem mais se exige sistemático uso de máscaras - está o responsável pelo atendimento do público" - correta a frase com o verbo "exigir" no singular pois seu sujeito "sistemático uso de máscaras" .





10ª - Questão comentada sobre regência verbal e nominal



 Questão da UEL - Universidade Estadual de Londrina

 Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal e nominal:

a) Admirou-se de ver o amigo tão desanimado com a gravidade de seus problemas e incapaz de resolvê-los.
b) Os assessores pediram ao presidente para que lhes dispensassem mais cedo, porque iriam viajar.
c) Ninguém se lembrou de avisá-la de que a reunião tinha sido adiada para a semana seguinte.
d) Todos acabaram tendo de auxiliá-lo na execução da tarefa que lhe fora atribuída.
e) A quantia de que dispunhamos não foi suficiente para cobrir algumas despesas com as quais não contávamos.

Gabarito: resposta b - o verbo "pedir"


Comentários:
a) O verbo "admirar" é transitivo direto. No entanto, o verbo "admirar-se" é transitivo indireto: quem se admira, admira-se de algo ou com algo;

c) O verbo "avisar" é transitivo direto e indireto podendo ser direto de coisa ou pessoa - ou indireto de coisa ou pessoa. Quem avisa, avisa algo a alguém, ou alguém de ou sobre algo;

d) Verbo "auxiliar" - quem auxilia alguém em algo; Verbo "atribuir" - quem atribui, atribui algo a alguém;

e) Verbo "dispor" - quem dispõe, dispõe de algo ou de alguém. Verbo "contar" - conta algo - no sentido próprio, e no sentido metafórico "contar com algo ou alguém".






11ª - Questão comentada sobre complemento nominal X adjunto adnominal


Questão da prova de Especialista de Políticas Públicas para a SEPLAG-RJ -2012
Banca: CEPERJ

Nas alternativas abaixo, o termo sublinhado que exerce uma função de agente e não de paciente, como os demais, é:

a) criação de normas
b) implantação de projeto piloto
c) definição de padrões
d) tecnologia da informação
e) realização das ações

Gabarito: resposta d - a palavra "informação" possui ideia de atividade.

Comentários:
Em análise sintática pode-se ter funções ativas e passivas, o que, aliás, não é um conceito novo, apenas não nos chamaram a atenção para essas noções em nossa iniciação ao estudo da língua. Presentes nas próprias palavras estes conceitos podem ser vistos assim: no adjetivo "morto" (derivação imprópria do particípio passado do verbo "matar"), a noção é passiva; já em "matado" (também adjetivo em derivação imprópria do mesmo verbo, que apresenta duplo particípio), é ativa.

Assim, de modo genérico, diz-se que as classes gramaticais substantivas são passivas uma vez que nomeiam, e os adjetivos são ativos por serem modificadores. Fica evidente que aquilo que modifica algo, sobre ele exerceu alguma ação. Transpomos essa mesma noção para as categorias que existem de funções sintáticas, três a saber: substantivas, adjetivas e adverbiais - sendo a que nos interessa no momento é a função substantiva denominada complemento nominal, e a adjetiva denominada de adjunto adnominal, pois toda vez que em concurso se tem falado em "noção de atividade e passividade" estão perguntando qual o termo que exerce uma ou outra dessas funções.

Na questão temos, portanto:
a) "criação de normas" - assim descontextualizada parece-nos que normas são criadas (noção de passividade);
b) "implantação de projetos" -  a mesma consideração pois "projetos são implantados" é claramente passiva;
c) "definição de padrões"  - padrões são definidos;
d) "Tecnologia da informação" - aqui podemos observar que a ideia é de atividade, pois o que se está dizendo é que "a informação tem tecnologia", e portanto noção ativa de complemento nominal, função substantiva da mesma natureza do complemento verbal indireto, pois que sempre preposicionado e complementando um substantivo e não um verbo;
e) "realização das ações" - também noção de passividade: "ações são realizadas" - função passiva de adjunto adnominal.  




12ª - Questão comentada sobre Orações Reduzidas


Questão da prova de Especialista de Políticas Públicas para a SEPLAG-RJ -2012
Banca: CEPERJ

Em todas as frases abaixo, retiradas do texto, ocorre a nominalização de orações reduzidas. A alternativa em que houve erro nesse processo é:

a) "Para desburocratizar e modernizar a administração pública federal" = Para desburocratização e modernização da administração pública federal.

b) "O objetivo do termo é propor e implementar o Plano Nacional de Desmaterialização de Processo (PNDProc)" = O objetivo do termo é a proposição e implementação do Plano Nacional de Desmaterialização de Processo (PNDProc).

c) "Para divulgar o PNDProc" = Para a divulgação do PNDProc.

d) "Significa nascer, ser encaminhado e decidido sem a utilização de papel" = Significa nascimento, encaminhamento e decisão sem a utilização de papel.

e) "A secretaria deve ainda atender aos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping)" = A secretaria deve ainda dar atendimento aos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping).

Gabarito: letra E

Comentários:

a) Oração reduzida: "para desburocratizar a administração pública" => desburocratizar - forma verbal infinitiva que corresponde ao substantivo "desburocratização". Certa.

b) Na oração reduzida, "propor e implementar" são orações reduzidas de infinitivo, formadas pelos verbos "propor" e "implementar", cujos substantivos correspondentes são "proposição" e "implementação". Certa.

c) "Para divulgar o PNDProc" => o verbo "divulgar" no infinitivo tem como substantivo a palavra "divulgação". Certa.

d) "Nascer, ser encaminhado e decidido sem a utilização de papel". Correspondem aos verbos/formas verbais:
"Nascer" = nascimento
"Ser encaminhado" = encaminhamento
"Ser decidido" = decisão

Note que as reduzidas são passivas infinitivas. Certa.

e) "A secretaria deve ainda atender ainda aos padrões..." => "atender" = atendimento. Logo, a transformação deveria resultar em "A secretaria deve ainda atendimento aos padrões..." . Errada.

Nota: confira este post feito pela Professsora Lucienne Oliveira sobre Orações Reduzidas.



13ª - Questão comentada sobre processo de formação das palavras


Questão da prova para a Secretaria da Polícia Civil

Na palavra "ansiosamente", o adjetivo que serve de base para a formação do advérbio está no gênero feminino; a que se deve esse fato?
a) porque todos os advérbios são formados com a forma feminina dos adjetivos
b) porque historicamente corresponde a uma concordância com o substantivo feminino "mente"
c) porque mantém o gênero da palavra "ânsia"
d) porque desse modo se evita a repetição desagradável do som da vogal "O"
e) porque a forma feminina facilita a pronúncia pela inclusão de uma vogal entre consoantes

Gabarito: resposta "b"

Observe-se que todo advérbio formado pelo acréscimo de "mente" só se dá na forma feminina do adjetivo. Portanto esse elemento - "{A}" - é desinência de gênero.

Outros exemplos:
GOSTO - GOSTOSA - GOSTOSAMENTE
CORAGEM - CORAJOSA - CORAJOSAMENTE

Isso, claro, para os adjetivos biformes, ou seja, aqueles que são flexionados em gênero.


14ª - Questão comentada sobre funções sintáticas de pronome



No texto abaixo, quais as funções sintáticas do pronome oblíquo átono "LHE"?

"Cinco minutos depois, a vista das águas próximas e das montanhas ao longe restituía-lhe o sentimento confuso, vago, inquieto, que lhe doía e fazia bem..."  
Machado de Assis in "Várias Histórias, Uns Abraços".


a) Objeto indireto, objeto indireto
b) Complemento nominal, objeto indireto
c) Objeto indireto, adjunto adnominal
d) Objeto indireto, complemento nominal
e) Adjunto adnominal, objeto indireto

Gabarito: letra "A"

O primeiro "LHE" é complemento verbal do verbo "restituir", que é transitivo direto e indireto => quem restitui, restitui algo a alguém. É, portanto, objeto indireto.

O segundo "LHE" complementa os verbos "doer" e "fazer". O verbo "doer" é intransitivo, transitivo indireto (ou relativo) e pronominal. O verbo "fazer" é transitivo direto e indireto. Portanto, este "LHE" é objeto indireto das duas orações feitas com os verbos "doer" e "fazer".