quarta-feira, 21 de março de 2012

Grafias duplas


Existem determinadas palavras cuja grafia é aceita de duas formas. É mais comum de acontecer quando a palavra tem origem em outro idioma, mas por aqui também o uso coloquial, às vezes, consagra uma determinada forma de escrever.

Bougainvillea ou buganvília - trata-se de uma linda flor trepadeira de cores variadas, mas normalmente vermelha. Seu nome deriva do navegador francês Louis Antoine de Bougainville, que viveu entre 1729 e 1811. Já Buganvílea é a forma aportuguesada, e a planta também é chamada de Sempre Lustrosa, Primavera ou Rosa do Campo. Qualquer das duas formas é válida.

Caminhoneiro ou camioneiro - Os dois termos são possíveis. Caminhoneiro é formado pelo prefixo "caminh, o mesmo de caminhão, com o sufixo "-eiro", que indica o agente da ação. A variante camioneiro pode ser apenas uma simplificação de caminhoneiro , mas pode ter vindo do francês "camion, que no português de Portugal éra "camião - repare que possuímos outras designaçõoes como "camionete" e "camioneta".

Cangote ou cogote - ambas designam a parte superior do pescoço, também conhecida como "cerviz". "Cangote é forma deturpada de "cogote", palavra oriunda do latim "cucutiu", que indicava uma espécie de capuz. Na forma cangote também têm influência da palavra "canga", que é uma peça de madeira que prende bois pelo pescoço.


Extraído de "Por Dentro das Palavras da Nossa Língua Portuguesa" do Professor Domício Proença Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário