segunda-feira, 11 de junho de 2012

Uso dos pronomes "lhe" e "o/a" junto a verbos


Os pronomes são palavras que representam os seres ou se referem a eles. Podem substituir os substantivos ou acompanhá-los para tornar-lhes claro o sentido e, neste caso, são chamados de pronomes substantivos. Quando um pronome acompanha um substantivo para caracterizá-lo ou determiná-lo, atuando como adjetivos, são chamados de pronomes adjetivos.
As gramáticas explicam que o pronome LHE - pronome pessoal oblíquo átono da terceira pessoa do singular - só deve ser associado a verbo que pede preposição, principalmente a preposição "A".
Exemplos: "A bolsa pertence a você."
"A bolsa lhe pertence."

"Eu proponho a você um acordo."
"Eu lhe proponho um acordo."

"Eles gostariam de dar a você um presente."
"Eles gostariam de lhe dar um presente."

Quando o verbo não pede preposição, o correto é o uso de o uso dos pronomes O ou A.

Exemplos: "Não conheço você."
"Nao o conheço."

"Eu adoro aquele CD."
"Eu o adoro."

"Eu espero Marcia."
"Eu a espero."

Quando colocados após formas verbais terminadas em "R", os pronomes O e A se transformam em "LO" ou "LA".  
Exemplos: "Ele vai comer toda a fruta."
"Ele vai comê-la toda."

"Lucia vai comprar o sapato."
"Lucia vai comprá-lo."

Extraído de "Ao Pé da Letra" do professor Pasquale Cipro Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário