quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Você sabe o que é "SIC"?


Se você lê bastante já deve ter encontrado um texto com algo mais ou menos assim:

"Não tenho mais a convicção de que a literatura seja a luz no fim do túnel, o túnel escuro da estupidez humana (sic)."

Mas, afinal de contas, o que significa aquele "sic", entre parêntesis? Trata-se de um advérbio da língua latina cuja tradução literal é "assim". Inclusive, alguns especialistas em línguas românicas afirmam que o "sim" do português e o "si" do espanhol tiveram origem do "sic".

O "sic" serve para evidenciar o uso incorreto ou incomum de pontuação, ortografia ou forma de escrita presente em uma citação que estamos repetindo em um texto de nossa autoria. Porém, quando se trata de óbvio erro de digitação, evita-se o uso do "sic" e faz-se sua correção quando da transcrição. Mas há casos onde não é possível fazer a correção. Veja por exemplo:
"Ela engordou 3 4 [sic] quilos" => Não podemos saber se foram 3 ou 4 quilos.

No caso de erro de digitação, o "sic" pode servir para desqualificar o autor pela sua ortografia.

É possível que o próprio autor use o "sic" em seu texto para informar ao leitor que o que ele acabou de ler está correto, embora possa parecer um erro. O autor afirma que foi assim mesmo que ele escreveu, não se tratando portanto de um erro.

Atualmente o "sic" também é utilizado para discordar de determinada afirmação. Veja:

"Romero Brito é o maior artista do Brasil [sic]".

Se usado desta forma, a adição de uma exclamação após o "sic" enfatiza o posicionamento de quem fez uso do mesmo. Neste caso pode-se usar somente a exclamação ou também a interrogação entre parênteses:
"(sic!)" ou "(sic?)"

Devido a estes usos reprobatórios do "sic" costuma-se, para evitar acepções negativas quando não é o caso, usar formas que deixam menor margem de dúvida ao se indicar um erro. Exemplos: "[estava assim no original]", "[parece ter havido erro de impressão]", etc.

Quando um mesmo erro se repete por todo um texto, usamos a expressão "sic passim", que quer dizer "está assim por toda parte".

Em geral a palavra aparece no texto da forma exemplificada, entre colchetes e itálico. Isto visa deixar claro que o "sic" não faz parte da citação em si mas foi acrescentado pelo autor da transcrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário