quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Palavras e expressões confusas


 
Em uma língua rica como a nossa, quase todos os dias nos deparamos com uma expressão ou palavra que pode assumir significados diferentes e até mesmos antagônicos, ou que, simplesmente não parecem significar o que de fato significam. Vejamos alguns exemplos:


"Bimensal ou Bimestral"? - "Bimensal" significa "duas vezes no mesmo mês", isto é, algo que acontece duas vezes no mês, a cada 15 dias, por exemplo. Você pode, por exemplo, fazer um "tratamento dentário bimensal" mas, raramente, receberá uma revista "bimensal". Aí entra o "Bimestral", que significa "a cada bimestre", ou seja, a cada dois meses. É possível fazer um tratamento dentário "bimestralmente", mas o perído parece meio longo, meio distante. Já assinar uma "revista bimestral" é completamente possível, visto que há publicações que não têm conteúdo para serem editadas todos os meses.

"De encontro a" - aqui, um caso típico de significado antagônico: quando dizemos que "o carro se chocou violentamente de encontro ao muro", significa que o carro bateu contra o muro. Já quando alguém declara que "as medidas que foram tomadas vão de encontro ao desejo das pessoas", ele quer dizer que as medidas tomadas refletem o que as pessoas desejavam e não eram "contra" o desejo delas. Complexo, não?

"Achados e Perdidos" - normalmente deveria-se perder para depois achar algo, concordam? Portanto, a expressão que designa vários departamentos onde se reúnem objetos perdidos pelas pessoas que, dirigindo-se a estes espaços, os acham, deveria ser na verdade "Perdidos e Achados". E este é mesmo o sentido construído para o nome deste departamento, seção ou simples balcão em muitos países. No Brasil, ocorre o inverso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário