segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pronomes Interrogativos, Substantivos e Adjetivos


Terminando nossa série de posts sobre Pronomes, falamos hoje um pouco sobre os Pronomes Interrogativos, Substantivos e Adjetivos. Confira:

Os chamados Pronomes Interrogativos são utilizados na formulação de perguntas diretas ou indiretas. Assim como os pronomes indefinidos, referem-se à terceira pessoa do discurso de modo impreciso. São pronomes interrogativos:

"que", "quem", "qual" (e variações), "quanto" (e variações).

Exemplos:
"Quem viu o cometa?" => equivale a "Diga-me quem viu o cometa"
"Qual colcha achas mais bonita?" => equivale a "Diga-me qual colcha preferes"
"Quantos bezerros estão neste pasto?" => equivale a "Pergunte quantos bezzeros estão neste pasto"

Os Pronomes Substantivos são os que substituem um substantivo ao qual se referem.
Exemplos:
"Aquilo me satisfez."
"Nem tudo está perdido."

Nota: ao assumir para si as características do nome que substitui, o pronome substantivo seguirá todas as demais concordâncias, quais sejam gênero, número, pessoa do discurso, marca de sujeito inanimado, marca de situação no espaço.

Os Pronomes Adjetivos são aqueles que acompanham o substantivo com o qual se relacionam, juntando-lhe uma característica.
Exemplos:
"Esta casa é minha."
"Algum rapaz levou o casaco."

Nota: a classificação dos pronomes em substantivos ou adjetivos não exclui sua classificação específica.
Exemplos:
"Muitos correram em direção à saída." => muitos = pronome adjetivo indefinido.
"Levei meu caderno e o teu." => meu = pronome adjetivo possessivo / teu = pronome substantivo possessivo.

Um comentário: