quinta-feira, 7 de março de 2013

Questão discursiva: pontuação



Neste post a Professora Lucienne Oliveira propõe um desafio mais difícil aos concurseiros e estudantes da língua portuguesa em geral: trata-se de uma questão discursiva. Você deve justificar porque foram utilizados os três ponto e vírgula no trecho em destaque, ao invés de qualquer outra pontuação. Veja:

"...Não para mais. À medida que avança, o espantalho errante vai espalhando em roda a desolação e o terror; as aves retransigidas de medo, acolhem-se, mudas, ao recesso das frontes; os pesados anfíbios mergulham, cautos, nas profunduras, espavoridos por aquela sombra que, ao cair das tardes e ao subir das manhãs, se desata estirando-se, lutosamente, pela superfície do rio; os homens correm às armas e numa fúria recostada de espantos, fazendo o 'pelo sinal' e aperrando os gatilhos, alvejam-no desapiedadamente..."

Euclides da Cunnha in "À Margem da História"

Quando responder, por favor envie sua resposta para o e-mail cursogapp@gmail.com. Teremos prazer em corrigir sua resposta e publicaremos aqui, oportunamente, a que mais se aproximar da correção ou, alternativamente, a resposta feita pela Professora Lucienne Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário