sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre frases


Alguns concursos nos surpreendem justamente por pedir respostas à coisas simples que até já esquecemos - ou que, na verdade, nunca soubemos dos detalhe... Vamos ver uma delas? Vejam a seguir os tipos de frases que existem;

Muitas vezes, as frases assumem sentidos que só podem ser compreendidos em toda sua extensão se atentarmos para o contexto em que são empregadas. É o caso, por exemplo, das situações em que se explora a ironia. Pense, por exemplo, na frase "Que Beleza!", usada quando se vê um quarto bagunçado. Nesse caso, ela expressa exatamente o contrário do que aparentemente diz.

A entoação é um elemento muito importante quando se fala uma frase, pois nos dá amplas possibilidades de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção, etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases. Acompanhe os balõezinhos:



Existem alguns tipos de frases cuja entoação é mais ou menos previsível, de acordo com o sentido que transmitem. São elas:

a) Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta.
Exemplos:
"Você esteve com Helena?"(Interrogação direta)
"Desejo saber se você esteve com Helena." (Interrogação indireta)

b) Imperativas - usadas quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas.
Exemplos:
"Vá depressa ao mercado buscar frutas!"
=> Afirmativa
"Não misture os fatos..."
=> Negativa
"Abra a porta para seu avô!
" => Afirmativa
c) Exclamativas - tipo de onde o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada.
Exemplos:
"Que belo horizonte!"
"É um bolo delicioso!"

d) Declarativas - quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas.
Exemplos:
"Que não se tenha outras ideias como esta!" => Negativa
"Luzia foi passear no mato."
=> Afirmativa

e) Optativas - usadas para exprimir um desejo.
Exemplos:
"Bons ventos o tragam!!"
"Que seu Natal seja dos melhores!"

De acordo com a construção, as frases classificam-se em:
Frase Nominal: é a frase construída sem verbos.
Exemplos:
"Fogo!"
"Bela maquiagem a sua!"

Frase Verbal: é a frase construída com verbo.
Exemplos:
"Flávio grita sem parar."
"Nunca vimos um arco íris tão belo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário