terça-feira, 16 de agosto de 2011

O que está acontecendo com a redação comercial?


Todos sabem da importância de possuir uma boa redação. Seja um candidato a uma vaga em um vestibular ou em um concurso público, a redação é quesito de suma importância para quem deseja ser aprovado. Mas, falando específicamente sobre redação comercial, o que temos observado em diversos comunicados, cartas, memorandos, sites e blogs de empresas, e até mesmo em press-releases que, a princípio, são redigidos por profissionais de comunicação - que são treinados para bem escrever - é um extremo desconhecimento da língua e até mesmo um desleixo exagerado na composição de uma peça escrita. De pequenos erros ortográficos a grandes problemas de concordância nominal e verbal, observamos também que falta estabelecer o contexto, a razão, o objetivo destes comunicados, entre outras coisas. Falta enfim a conhecida "tríade" de "início, meio e fim" de que qualquer texto necessita, e que é exigida por qualquer professor de língua portuguesa desde que se entra na escola. O que anda acontecendo com o que se aprende nos bancos escolares, principalmente quando de fala em português? Será que o intenso e extenso "bombardeio de informação" que estamos sofrendo por parte das diversas mídias a que hoje em dia temos acesso vêm nos tirando a capacidade de acessar nosso conhecimento acumulado desde há muito? Aos poucos, vamos tratando deste assunto por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário