sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Redação Comercial: foco - objetividade - clareza

Na maioria das vezes a redação comercial é identificada como sendo a composição de cartas comerciais que normalmente envolvem os comunicados entre empresas. Estas cartas possuem um determinado formato e algumas dicas para sua composição que podem ser vistas, por exemplo, aqui.

Mas, nesta pequena série, estamos pensando de forma um pouco mais ampla: queremos focar a comunicação escrita que todos os que trabalham vez por outra devem fazer a seus subordinados, chefes, colaterais, clientes e fornecedores. O formato destas comunicações nem sempre é a carta comercial e, não necessariamente, devem ter como base a formalidade e/ou a impessoalidade. É possível se comunicar de forma elegante e informal sem esbarrar na distância educada entre uma corporação e seu Cliente e sem cometer excessos que possam ser encarados como falta de seriedade.

Um dos princípios da boa comunicação escrita é a clareza. Entenda clareza como sinônimo de objetividade: o que você quer comunicar? O que precisa ser do conhecimento de todos ou, pelo menos, das pessoas a quem se destina o comunicado? Não se perca tentando elaborar uma forma "mais bonita" de dizer algo. Estabelecer o que deve ser dito é um ótimo primeiro passo. A forma como vai ser dita pode ser variada. Mas manter a objetividade já facilita por demais a composição da peça a ser escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário