segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Renovando seu português


"... os dados que foi inserido no site..."
Versão correta (concordar "dados" com o verbo "ser"): "...os dados que foram inseridos no site..."

"Em caso de vendas que envolva um valor alto..."
Versão correta (concordar "vendas" com o verbo "envolver"): "Em caso de vendas que envolvam um valor alto..."

"...ou até os que você usa de vez enquando na praia."
Versão correta: a palavra "enquando" não existe, mas sim a locução adverbial de tempo "de vez em quando" que seria a correta para a frase.

Estes pequenos trechos foram retirados de textos sérios publicados na internet. São erros gritantes que poderiam ser evitados pelos profissionais que os redigiram caso houvesse uma preocupação em manter atualizados seus conhecimentos da língua portuguesa. Erros como estes comprometem a credibilidade dos textos, acredite.

Muitos profissionais que lidam com a redação de textos no dia a dia em seu trabalho às vezes precisam de uma reciclagem ou uma orientação sobre o que mudou - ou o que vai mudar em breve - em nossa língua. A nova ortografia acordada em 1990 está aí para mostrar que a língua é viva e que precisamos de constante atualização. Se escrever é uma das atividades mais comuns em seu dia a dia de trabalho, já deve ter atentado para as mudanças, mas nosso curso pode ajudá-lo a rever este e outros temas da língua portuguesa que, por vezes, causam dúvida e, não raro, levam a erros comuns que poderiam ser evitados.

Nossa atualização gramatical envolve tópicos importantes da língua portuguesa, tais como ortografia, acentuação, conectivos (preposições e conjunções), pontuação, concordância e regência verbal e nominal, crase, para destacar apenas alguns temas. Aulas práticas com exercícios e redação de textos são a forma mais fácil para que você entenda suas dificuldades e possa detectar e corrigir seus erros com maior facilidade. Consulte-nos para saber mais a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário