segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Verbos - Iniciação: transitivos e intransitivos


Os verbos transitivos são aqules que exprimem ação e cujo sentido só se completa quando lhes acrescentamos um objeto (uma palavra ou palavras que lhes completam o sentido). Podem ser transitivos diretos ou transitivos indiretos,dependendo se o objeto é e ou não precedido de uma preposição, e daí o classificamos como objeto direto ou objeto indireto.
O verbo transitivo direto é conhecido através da "pergunta" que lhe fazemos, ou seja "quê? ou quem?.
Exemplos:
"Henrique consertou" - perguntamos, "consertou o quê?" e a resposta virá na forma de objeto direto: "Henrique consertou a janela".
"Ele abraçou" - perguntamos, "abraçou quem?" e a resposta virá na forma de objeto direto: "Ele abraçou seu pai".

O procedimento no caso dos verbos transitivos indiretos é praticamente igual, a não ser que, na resposta, obtemos um objeto indireto, ou seja, uma palavra - ou palavras - precedidas de uma preposição.
Exemplos:
"Jonas precisa" - perguntamos, "precisa de quê?" e a resposta virá: "Jonas precisa de dinheiro".
"Maria respondeu" - perguntamos, "respondeu a quê - ou, a quem?" e a resposta virá na forma de objeto indireto: "Maria respondeu ao chamado".

Existem verbos que são transitivos diretos e indiretos, também chamados de biobjetivos, ou seja, têm objeto direto e indireto a lhes complementar.
Exemplo:
"Marcos deu" - e aí a pergunta será, "deu o quê a quem?", ao que haverá a resposta: "Marcos deu o livro (objeto direto) a João (objeto direto)".

Aos verbos que nada pedem como complemento denominamos intransitivos.
Exemplos:
"As rosas murcharam."
"Cheguei em Paris."

Extraído de Otelo Reis em "Breviário da Conjugação de Verbos" - Francisco Alves Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário