quarta-feira, 11 de abril de 2012

Teste seus conhecimentos - coerência e coesão



Um tipo de questão que leva tempo e confunde muitos candidatos a concursos públicos são estas, sobre coerência e coesão de textos. São longas e com detalhes que às vezes "pegam" os estudantes. Teste seus conhecimentos, portanto:


1 - Assinale a opção que NÃO dá sequência ao texto com coesão, coerência e correção gramatical:

"Embora, juridicamente, existam definições distintas, trataremos por contrabando todas as práticas que visem introduzir de forma clandestina e fraudulenta mercadorias estrangeiras no território nacional ou promover a saída de produtos nacionais em desacordo com a legislação."

a) Combater e prevenir essas práticas ilícitas é um dever do Estado, ao qual cabe, em última instância, a defesa da sociedade e da nação. É preciso dar ao problema a dimensão que ele merece.

b) Não se pode cogitar projetos de soluções dos problemas sociais, de saúde, de segurança pública, de meio ambiente, de emprego e outros, sem antes promover ações efetivas de combate a essas práticas ilegais e de controle sobre os fluxos com o mundo exterior.

c) Combater esse ilícito de forma eficaz é, sem dúvida, menos oneroso para o Poder Público do que reparar os danos que o contrabando provoca, seja na economia, na segurança, na saúde pública ou na agricultura.

d) Promovendo a evasão de divisas, vez que o pagamento de mercadorias introduzidas clandestinamente no país, normalmente, é efetuado à margem do sistema oficial de controle cambial e, ainda, propiciando a lavagem de dinheiro ganho em atividades ilícitas.

e) Entre outros problemas, o contrabando provoca a agressão aos direitos sobre o patrimônio natural, na medida em promove a saída de espécies para o desenvolvimento de produtos da indústria farmacêutica (biopirataria) e expõe a agricultura e a pecuária ao risco de contaminações.

Gabarito: alternativa "d"



2 - Assinale a opção que NÃO dá continuidade de forma coesa e coerente ao texto a seguir:

"Além de a privatização contribuir para o equilíbrio macroeconômico com a eliminação de déficits potenciais provocados pela má gestão das empresas estatais, do ponto de vista microeconômico as empresas privatizadas tornaram-se mais competitivas globalmente, investem mais, arrecadam mais e geram mais renda para o país."

a) Não podem mais se limitar a cuidar de de seus negócios estritos, mas, também, precisam se responsabilizar pela sustentabilidade ambiental e pela equidade social, enquanto vão construindo a riqueza nacional em suas organizações produtivas.

b) Cabe à iniciativa privada o papel mais relevante no processo de conceber e de implementar os projetos de investimento.

c) Será indispensável a formulação de estratégias para que também sejam competitivas as empresas estatais que remanescem.

d) Nesta nova ordem empresarial, caberá às empresas privadas maior responsabilidade social dentro do processo de desenvolvimento nacional e das regiões em que se inserem.

e) Entretanto, pode-se constatar um conjunto inequívoco de benefícios que o processo de privatização trouxe.


Gabarito: alternativa "e"

Nenhum comentário:

Postar um comentário