segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atenção com a Silepse


Tratamos em uma série de posts sobre os diferentes grupos de Figuras de Linguagem, mas a Silepse - figura de linguagem de construção - deve ser vista com um pouco mais de atenção pois, em alguns casos, ela pode ser facilmente confundida com um erro gramatical. Vejamos em detalhe seus tipos:

Silepse é a figura de linguagem em que a concordância não é feita de acordo com as palavras que efetivamente aparecem na oração, mas segundo a ideia que a elas associam ou segundo um termo subentendido. A silepse pode ser de gênero, número ou pessoa.

Silepse de Gênero (masculino/feminino)
Exemplo - " Vossa Excelência está admirado do fato?"
O pronome de tratamento “Vossa Excelência” é feminino, mas o adjetivo “admirado” está no masculino. Ou seja, concordou com a pessoa a quem se referia (no caso, um homem). Aqui temos o feminino e o masculino, logo, silepse de gênero.

Silepse de Número (singular/plural)
Exemplo - "A grande maioria estudam uma língua."
"A grande maioria" é um sujeito no singular, mas o verbo está no plural. “Estudam” concorda com a ideia de plural que está em “maioria”.

Silepse de Pessoa
Exemplo - "Todos estávamos nervosos."
Esta frase levaria o verbo normalmente para a 3ª pessoa (estavam – eles) mas a concordância foi feita com a 1ª pessoa (nós). Temos aqui duas pessoas (eles e nós) logo, silepse de pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário