segunda-feira, 7 de maio de 2012

Algumas dicas sobre colocação pronominal II


Neste post vamos ver alguns outros casos específicos de colocação pronominal na frase.

"Eu não lhe disse a verdade" ou "Disse-lhe a verdade?" O certo é a primeira frase. Quando há uma palavra de sentido negativo (= "não") antes do verbo, a próclise torna-se obrigatória.

A próclise (= pronome átono antes do verbo) é indicada nos seguintes casos:

  • Com palavra negativa => não, nunca, jamais, nada, ninguém  
  • Exemplos: "Nada me preocupa mais que isso."
    "Eu nunca lhe contei sobre o passado."
     
  • Com alguns conectivos => que, se, quando, embora, porque
    Exemplos: "Caso te toquem, tome cuidado."
    "Quando fui embora, lhe disse para ficar calado ."

  • Com alguns advérbios (sem pausa): sempre, já, ainda, agora, talvez
    Exemplos: "Sempre lhe falei com respeito."
    "Maria ainda nos avisou sobre os perigos da jornada."

  • Com pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos:
    Exemplos: "Aqui está o casaco que te emprestaram."
    "Isto nos é desfavorável."
    "Alguém nos viu no caminho."

  • Em frases exclamativas ou optativas:
    Exemplos: "Deus o abençoe!"
    "Macacos me mordam!"

  • Com o verbo no gerúndio precedido da preposição "em":
    Exemplos: "Em se plantando tudo dá."
    "Em se fazendo noite, irei ao mercado."

  • Com formas verbais proparoxítonas:
    Exemplos: "Nós o censurávamos."
    "Eles a encontraram antes de ele a ver."

Veja o primeiro post desta série

Retirado de "O Português do Dia a Dia", do professor Sergio Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário