segunda-feira, 2 de julho de 2012

Outras curiosidades de ortografia



Lantejoula - sabia que a pequena palheta circular e com um furo no meio também pode ser descrita como "lentejoula", "lentejoila" e "lantejoila"? Vem do espanhol "lentejuela", diminutivo de "lenteja", que significa lentilha. Ela pode ser feita em metal, madrepérola ou de material plástico, que se cose a um tecido como enfeite para lhe dar brilho. É sinônimo de paetê, que vem do francês "pailleté". E há um verbo que acompanha a lantejoula - ou melhor, vários: "lentejoular", "lentejoilar", "lantejoular" e "lantejoilar".

Mobiliar - também podem ser usadas as alternativas "mobilhar" e "mobilar". A escolha da forma verbal é livre, apesar de alguns gramáticos desaconselharem o uso de "mobilhar". Essas formas são variantes do mesmo termo e significam "guarnecer de mobília, fornecer móveis para". Na base destas formas verbais está o verbete "mobília" que vem do latim "mobilia" e que significa 'coisas móveis'. Atenção com a conjugação que deve ser coerente com a origem.

Porcentagem - também é válido o uso de "percentagem", que guardou o vínculo com a origem latina que é "per + centum" + o sufixo de origem provençal ou francesa "-agem". Já a "porcentagem" é de formação vernacular e vem de 'por cento'. O significado é o mesmo: "parte proporcional calculada sobre 100 unidades" ou "taxa de juros sobre um capital de 100 unidades". Na família ainda existem os sinônimos "percentualidade", "porcentual" e "percentual".

Extraído de "Por Dentro das Palavras da Nossa Língua Portuguesa" do Professor Domício Proença Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário