terça-feira, 14 de agosto de 2012

Palavrinhas que confundem 2


Listamos aqui mais algumas palavras de grafia muito aproximada que podem confundir alguns.

  • Diferente e Deferente - o primeiro vem do latim "diferentis" que indica "movimento para vários lados". Já o segundo significa "quem emite despacho favorável diante de uma solicitação", ou seja, quem defere, assina o deferimento (documento).

  • Eminente e Iminente - o primeiro diz-se de quem é notável, superior aos outros, muito acima, excepcional. Já o segundo significa "que está pendente", "que está perto de", ou seja, que está próximo de acontecer.

  • Emissão e Imissão - a primeira palavra tem origem em "emissione", o ato de "expelir de si", "por para fora de si", "por em circulação". Já a segunda vem de "Imissione" , que significa "ato de por para dentro", fazer entrar. Na base de ambas está o verbo latino "mittere", que significa enviar, mandar. O prefixo "e, de "emissão", indica "movimento para fora" e o prefixo "i(n)" "movimento para dentro".

  • Estada ou Estadia - "Estada" é o ato de estar, a permanência. "Estadia" é o prazo concedido, para carga e descarga, a um navio ancorado num porto. Portanto, é uma estada por tempo limitado. O tempo que você passa em algum lugar é uma estada. Exemplo: "Aproveitei a estadia do navio em Miami para uma estada na cidade de Orlando". Por força do uso, estadia deve abarcar os dois significados.

Extraído de "Por Dentro das Palavras da Nossa Língua Portuguesa" do Professor Domício Proença Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário