quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pontuação: alguns destaques


A pontuação correta de textos é fator chave para seu entendimento. Quando se redige uma redação, este fator conta muito e há que se conhecer a função e uso dos principais elementos. Neste post vemos alguns deles.

1 - Reticências
Utilizadas quando se deseja indicar que a frase está inacabada - substituindo o "etc." - para marcar uma interrupção causada pela emoção, surpresa, hesitação, entre outros sentimentos, para indicar que algo foi suprimido ou para indicar ironia ou necessidade de eufemismo.
Exemplos:
"Estou doando minhas reproduções de Monet, Chagall, Renoir, Van Gogh..."
"Estou realmente em dúvida. O que fazer..."
"Para mim ele é um..."

2 - Aspas
Servem para enquadrar uma citação, uma expressão ou termo que ser quer destacar ou expressões estrangeiras, arcaicas, vulgarismos, etc.
Exemplos:
O fato deste ator ter um "feeling" excepcional não o torna o principal indicado para o papel.
Conforme o dito popular, "pimenta nos olhos dos outros é refresco"!
Este é "apenas" o momento em que tudo acontece.

3 - Travessão
Marca a troca de interlocutor no diálogo.
Exemplo:
"- Sei que estou exagerando em cuidados, mas você deveria ver com mais atenção este tópico.
- Acho que não devemos perder mais tempo com este documento.
- Então, vamos aguardar as consequências.
"

Substitui a vírgula quando se deseja destacar palavras, expressões ou frases.
Exemplos:
"Judite esteve aqui - transtornada e muito estranha - no momento em que você saiu."
"O prédio possui vários problemas para nossa ocupação - sem falar em seu preço - e no entanto a direção insiste em adquiri-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário