terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pronomes Pessoais Oblíquos Tônicos


Vamos ver com detalhes hoje os pronomes pessoais oblíquos átonos. Acompanhe:

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são sempre precedidos por preposições. Neste caso, de um modo geral usa-se as preposições a, para, de e com. Por isso, os pronomes tônicos exercem a função de objeto indireto da oração e possuem acentuação tônica forte.

O quadro dos pronomes oblíquos tônicos é assim configurado:
- 1ª pessoa do singular (eu): mim, comigo
- 2ª pessoa do singular (tu): ti, contigo
- 3ª pessoa do singular (ele, ela): ele, ela
- 1ª pessoa do plural (nós): nós, conosco
- 2ª pessoa do plural (vós): vós, convosco
- 3ª pessoa do plural (eles, elas): eles, elas

Note que as únicas formas próprias dos pronomes tônicos são a primeira pessoa (mim) e a segunda pessoa (ti). As demais repetem a forma do pronome pessoal do caso reto.

As preposições essenciais sempre introduzem os pronomes pessoais do caso oblíquo tônico e nunca os pronomes do caso reto. Nos contextos onde são exigidos o uso da língua formal, os pronomes costumam ser usados da seguinte forma:
"Não há mais nada entre mim e ti."
"Não se percebeu qualquer olhar entre ti e ela."
"Não apareceu nenhuma testemunha contra mim."
"Não compre nada sem mim."

Notas Importantes
1 - Existem construções onde a preposição, apesar de surgir antes de um pronome, serve para introduzir uma oração cujo verbo está no infinitivo. Nesses casos, o verbo pode ter sujeito expresso, e se esse sujeito for um pronome, deverá ser do caso reto.
Exemplos:
"Houve várias ocasiões para eu experimentar."
"Não saia correndo sem eu dar a partida."

2 - A combinação da preposição "com" e alguns pronomes originou as formas especiais comigo, contigo, consigo, conosco e convosco. Tais pronomes oblíquos tônicos frequentemente exercem a função de adjunto adverbial de companhia.
Exemplo:
"Luis foi buscar o carro contigo"

3 - As formas "conosco" e "convosco" são substituídas por "com nós" e por "com vós" quando os pronomes pessoais são reforçados por palavras como "outros, mesmos, próprios, todos, ambos" ou algum numeral.
Exemplo:
"Ele terá de falar com nós todos."
"Brincava com vós outros quando sentiu dores."
"Luisa disse que não viajaria com nós três."

Nenhum comentário:

Postar um comentário