segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pronomes reflexivos


E continuando com nossos posts sobre pronomes, vamos ver hoje os reflexivos.

Os pronomes reflexivos tratam-se de pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. Indicam que o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo.

O quadro dos pronomes reflexivos fica desta forma:
- 1ª pessoa do singular (eu): me, mim
Exemplos:
"Eu me orgulho de tudo que conquistei."
"Comprei para mim e não para ti."

- 2ª pessoa do singular (tu): te, ti
Exemplos:
"Nunca te vi, sempre te amei."
"Conhece a ti mesmo."

- 3ª pessoa do singular (ele, ela): se, si, consigo
Exemplos:
"Luisa já se foi."
"Ele estudou a si mesmo como um examinador o faria."
"Ela buscou a harmonia consigo mesma."

- 1ª pessoa do plural (nós): nos
Exemplos:
"Juntamo-nos aos demais."

- 2ª pessoa do plural (vós): vos
Exemplos:
"Vós vos gabais demais de vossos sucessos."

- 3ª pessoa do plural (eles, elas): se, si, consigo
Exemplos:
"Eles se conheceram."
"Elas deram a si um dia de rainha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário