segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Redação comercial: coerência

É incrível constatar mas uma das coisas que mais tem faltado em comunicados feitos por organizações e empresas é a coerência. A coerência é o simples fato de, ao escrever uma redação, não se contradizer. Em um exemplo breve seria algo como começar um texto declarando que "a partir deste fim de semana nossas lojas funcionarão aos domingos" e no fim do mesmo escrever que "não funcionamos aos domingos". Parece incrível de acontecer, mas acontece.

Muito pior que algo que fica claro desta forma - que confunde mas é logo notado por quem lê o comunicado - são as análises por vezes necessárias dentro de um texto. Quem escreve deve ter o cuidado de rever o que escreve sempre, num exercício contínuo de crítica para verificar se o que está expondo faz sentido. Muitas vezes, num texto onde uma empresa é interpelada por um acontecimento que a envolva, quem se dedica a redigir um comunicado esclarecedor se contradiz. Algo como "acreditamos nas relações transparentes com nossos clientes" pode ser desacreditado ao se encontrar uma frase ou um período no mesmo texto que diga que "este é um assunto que só diz respeito a esta empresa". E muitos e muitos exemplos são facilmente encontrados em diversas situações. O melhor a fazer para evitar a falta de coerência é, portanto, ler e reler o texto de forma crítica, e com muita atenção.

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