sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Redação comercial: unidade e concisão

Ao redigir um comunicado deve-se ter o cuidado de não envolver assuntos paralelos ou correlatos no texto, de modo a não prejudicar o entendimento de quem vai receber a mensagem. Retomando do post anterior, quando criamos o exemplo da empresa que precisa mudar seus horários por que houve um problema de segurança, ao comunicar tal fato é dispensável contar em detalhes qual o problema que houve, tanto quanto tecer considerações sobre o assunto "segurança", de um modo geral, bem como desenvolver quais as possíveis implicações dos novos horários. Principalmente no caso da redação comercial, a concisão é fundamental. Não se está escrevendo uma história, nem mesmo analisando fatos e consequências: a comunicação breve se faz necessária e eficiente.

A falta de concisão ocorre justamente no momento em que quem está redigindo o comunicado imagina que, agregando outras informações que não têm a ver diretamente com a causa ou com a consequência - que são os motivos centrais do comunicado - vai evitar futuras críticas, dúvidas ou reclamações. Qualquer reação que ocorra ao comunicado poderá vir de forma escrita ou em contato entre as pessoas, e será resolvido de acordo com os trâmites normais de uma empresa.

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