quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Redação comercial: você sabe contar uma história?

Muitas vezes quem precisa redigir uma comunicação escrita não sabe como começar. E esta é uma parte fácil: comece do princípio. Se você souber explicar para si mesmo o que precisa escrever, mais de metade do caminho já está feito. Por exemplo: digamos que houve uma mudança em horários em sua empresa devido a um problema de segurança. O que aconteceu primeiro? A mudança nos horários ou o problema de segurança? Logicamente foi o segundo fato e com isto você já pode escolhê-lo como sendo o início de sua comunicação. Seria algo coomo "houve um problema na segurança e os horários de trabalho foram modificados". Este é um exemplo simplório mas muitos não se dão conta de que quando falamos que a comunicação deve ter "início, meio e fim", significa que haverá um centro na sua composição que corresponderá ao início, outra que corresponderá ao meio e outra que corresponderá ao fim. Este "centro", pode ser uma palavra, uma frase ou até um parágrafo inteiro mas, certamente, ele será facilmente encontrado.

Organizar uma composição nada mais é que isto: contar uma história com início, meio e fim. Começar do meio ou do fim, ou não deixar claro um ponto de partida (o início), certamente o levará a se perder no meio da redação e pode acontecer aquilo que, volta e meia, verificamos em um texto: que ele está "sem pé nem cabeça".

Nenhum comentário:

Postar um comentário