quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Analise sintática avançada II - Termos Vicários

Na segunda edição desta série de posts, a professora Lucienne Oliveira nos explica um fato sintático raro que pode se transformar numa excelente questão de concurso.

Você sabe o que é vigário?

Responder-me-ão que é qualquer coisa que tem a ver com Igreja, certo? Mas o quê? "Vigário", conforme o dicionário do professor Houaiss, é aquele que substitui outro; no uso religioso é aquele que é investido dos poderes de outro. Mas por que estamos "viajando na maionese", como se diz atualmente? Só prá introduzir o novo tópico de fatos sintáticos, pois que VICÁRIO vem de vigário.

O papel de vicário pode ser desepenhado por pronomes e verbos, entre outros. Vicário é o termo que se investe do sentido e da função sintática de outro, que não é repetido por vários motivos inclusive por economia verbal. Assim vejamos o seguinte exemplo: "E quando o vento acalma, é para saltar ao poente ou ao sul." (in "Lendas e Narrativas" de Alexandre Herculano).

Esse período apresenta três orações, pois a primeira que se inicia em "E quando..." e termina em "acalma". Trata-se de uma oração subordinada adverbial temporal. A segunda se inicia em "...para..." e termina em "...ao sul.". É uma oração subordinada adverbial final. E o verbo ser, que se apresenta entre uma e outra, que valor tem? Qual sua predicação?

Claro que não é verbo de ligação, porque período não apresenta predicativo; não é verbo auxiliar, já que não temos locução verbal e também não se apresenta como verbo intransitivo, como sabemos que pode sê-lo. Então, como analisá-lo?

Em tais situações o verbo ser está se apresentando como vicário, ocupando o lugar de "acalma". Reconstruindo o período teremos: "Quando o vento acalma, acalma para saltar ao poente e ao sul": desse modo o verbo ser no período será sintaticamente analisado como oração principal.

Aguardem mais exemplos de termos vicários.

Veja aqui o primeiro post da série: "Eis que e Tomara que"

Nenhum comentário:

Postar um comentário