segunda-feira, 23 de abril de 2012

Algumas dicas sobre colocação pronominal I


Os pronomes átonos - me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes - podem ocupar três posições:
  • Antes do verbo = próclise 
  • Depois do verbo = ênclise 
  • No meio do verbo = mesóclise 
Estes pronomes são "fracos" na pronúncia e por serem átonos, se unem ao verbo. Não há hífen na próclise porque a "união" é maior na ênclise. Por este motivo, esta é a forma preferida pelos lusitanos. Já no Brasil, a preferência é pela próclise.

Casos específicos:
  1. "Nos encontramos com os mexicanos" ou "Encontramo-nos com os mexicanos"? 
  2. O certo é "encontramo-nos". Segundo a sintaxe portuguesa, não devemos iniciar a frase por pronome, apesar de ser comum no Brasil. Também é possível utilizar um sujeito antes do pronome para tornar a frase mais "palatável": "Nós nos encontramos com os mexicanos"

  3. "Encontrei-o na praia" ou "O encontrei na praia"? 
  4. Tanto faz, ambas estão corretas. Porém, o uso da próclise é mais utilizada sempre que o sujeito apareça antes do verbo.

  5. "Eu não tornar-me-ei chefe da torcida" ou "Eu não me tornarei chefe da torcida"?  O certo é "Eu não me tornarei chefe da torcida". A palavra negativa ("não") é causadora da próclise, mesmo com o verbo no futuro. Entre a próclise e a mesóclise, devemos usar a próclise.

    Retirado de "O Português do Dia a Dia", do professor Sergio Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário