segunda-feira, 30 de abril de 2012

Palavrinhas que confundem


Algumas palavras de grafia muito aproximada podem confundir alguns. É preciso estar sempre atento a estas pequenas diferenças, principalmente para compreender o significado de textos. Veja estes exemplos pinçados do livro "Por Dentro das Palavras da Nossa Língua Portuguesa" do Professor Domício Proença Filho:  

Feitiço x Fetiche - "Feitiço" significa "encantamento" ou, no popular, "coisa feita". Dependendo do contexto também pode ter conotação positiva, como por exemplo: "Luzia andava pela sala de forma encantadora, espalhando seu doce feitiço entre os jovens rapazes". Na formação desta palavra, o particípio do verbo "fazer" - feito - aliou-se ao sufixo "-iço" e o termo ganhou sentido negativo. Já "fetiche" significa "objeto a que se atribui poderes mágicos" ou "objeto ou parte do corpo considerada possuidora de qualidades eróticas", segundo o Houaiss. As duas palavras são irmãs, sendo que "fetiche" é a forma que o "feitiço" do português adquiriu na língua francesa.

Flagrante x Fragrante - a primeira significa o que é evidente, o próprio instante da ação, sem possibilidade de contestação. Está ligado à "abrasador, que queima", a partir do sentido que recebe na expressão "flagrante crime", ou seja "no calor do crime, o momento em que o crime acontece". "Fragrante" vem de "fragrância" , perfume, cheiro. Daí podemos até construir uma frase com as duas palavras: "O perfume fragrante foi crucial para estabelecer o flagrante do envolvimento entre os dois".

Flui x Frui - O que "Flui", mana, segue seu curso, seu destino. Vem do latim "fluere" e está na mesma família de "fluido, fluidez, fluidificar". Já a segunda palavra vem do latim "fruere", que signfica "fazer uso de". Nesta família também estão "fruição, usufruto, usufruir". Unindo-os em uma só frase, podemos obter: "O rio flui de modo incessante, de forma que os animais fruam de seu frescor em suas margens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário