quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uma língua viva e mutável


"Vlew", "Afff...", "Blz", "Ô loko!": quantas vezes já escutamos estas "expressões" - e até as lemos - e, para os mais velhos, às vezes fica difícil mesmo de entender o que está sendo dito? Neste post do site "Português" - www.portugues.com.br - que reproduzimos abaixo, as Variações Linguísticas são muito bem classificadas e explicadas. Só não é possível, de fato, listarmos todas as gírias, falas e demais sinais linguísticos presentes no momento em nossa língua...

Tipos de variações linguísticas

A língua apresenta tipos de variações linguísticas, estando estas relacionadas a distintos fatores.

Estamos inseridos em um sociedade dinâmica, a qual se transforma com o passar do tempo e acaba transformando o modo pelo qual as pessoas estabelecem seus relacionamentos interpessoais. Um bom exemplo de tais mudanças é a linguagem dos internautas que, em meio a tantas abreviações e neologismos, termina por criar um universo específico, no qual somente os interlocutores são capazes de decifrar o vocabulário por eles utilizado.

Partindo dessa prerrogativa, ocupemo-nos em discorrer acerca dos tipos de variações que as línguas apresentam, os quais dependem de fatores específicos, tais como condição social, faixa etária, diferenças existentes entre uma região e outra, enfim...

Assim sendo, constatemos algumas elucidações e casos representativos de tais variações. Entre elas, destacamos:

Variações diafásicas
Representam as variações que se estabelecem em função do contexto comunicativo, ou seja, a ocasião é que determina a maneira como nos dirigimos ao nosso interlocutor, se deve ser formal ou informal.

Variações diatópicas
São as variações ocorridas em razão das diferenças regionais, como, por exemplo, a palavra “abóbora”, que pode adquirir acepções semânticas (relacionadas ao significado) em algumas regiões que se divergem umas das outras, como é o caso de “jerimum”, por exemplo.

Variações diastráticas
São aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário